terça-feira, 19 de agosto de 2008

Presidente da Câmara quer demissão de Dunga

Seleção brasileira perdeu de 3 a 0 para a Argentina e não disputa mais o inédito ouro olímpico
Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias

BRASÍLIA - A má atuação da seleção brasileira de futebol nas Olimpíadas de Pequim – que perdeu por três a zero da seleção argentina – foi alvo de crítica dos presidentes da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Irritado com a atuação do Brasil com sua arquirival, Chinaglia “pediu a cabeça” de Dunga. “Ele já deveria ter caído. E não estou dizendo isso por causa da atuação da seleção hoje, já achava isso antes”, disse.

E completou. “O Dunga é um técnico que precisa melhorar muito seu desempenho”, avaliou o presidente da Câmara, que é torcedor do Corinthians.

Já o presidente do Senado Federal, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) defendeu que seja dado ao técnico da seleção mais uma chance. “Acho que ele deve continuar na seleção. Não foi um fracasso total, foi uma derrota para Argentina”, ponderou Garibaldi.

“Ela é uma adversária de peso. Se tivesse perdido para uma adversária mais fraca, aí sim”, comparou.

Fonte: Último Segundo - Ig

Coluna do Jornalista Gomes Silva


CRUZEIRO

Depois que chegamos do Piauí, onde estávamos há mais de ano, procurei me informar como iam as coisas na Rainha da Borborema. E uma fonte digna de toda confiança me assegurou que, em termos de administração municipal, a Prefeitura está fazendo até o impossível, mesmo diante das dificuldades. Aliás, nem preciso mencionar aqui o que já foi feito. Campina Grande é um canteiro de obras.

RECEITA
A mesma fonte me disse que há quatro anos a receita do município era de apenas 8 milhões. Hoje, esse número ultrapassa, a casa dos 13 milhões. Graças aos esforços do chefe do Executivo Municipal.

IPTU
Fiquei estarrecido com a informação de que Campina Grande só arrecada por ano algo em torno de 4 milhões. Esse montante, no entanto, não dá para pagar sequer a metade do que é gasto com a coleta de lixo que é feita na cidade. E ainda tem gente questionando o que se é arrecadado com o IPTU na Rainha da Borborema.

PREFEITO EM PAZ?
Encontrei-me com um velho amigo, que me assegurou que o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, vem sendo vigiado praticamente 24 horas pelos oficiais de Justiça. Todos procurando um detalhe a mais para incriminá-lo. Para se ter uma idéia, dia desses, ele estava conversando com uma equipe de médico, organizando o plano de Governo para pôr em prática, caso seja reeleito, e um oficial entrou na sala na maior cara de pau, procurando saber se o prefeito estaria inaugurando alguma obra.

PLÍNIO LEMOS
Ainda não tive tempo para conhecer a obra fantástica, segundo me informaram, construída na extensão do Estádio Municipal Plínio Lemos, em José Pinheiro, antiga casa do Campinense Clube.
Excelente. Afinal, o local estava servindo apenas para juntar marginais.

RUA DAS UMBURANAS
Ao chegar de Parnaíba, tomei conhecimento de que a Rua das Umburanas, nas Malvinas, iria ser asfaltada. Eu não acreditei, mesmo assim preferi esperar para ver. E desde a semana passada as máquinas estão no local para fazer a obra, que só já não começou porque a Usina de Asfalto, no Mutirão, está enfrentando problemas para fornecer a matéria

EM PICUÍ...
...A política está acirrada entre os candidatos Rubem Germando (Buba), atual prefeito, e o ex-prefeito João Batista Balduíno, com uma ligeira vantagem para o Buba. Por fora corre o também ex-prefeito Severino Pereira Gomes, que já foi considerado o “pai da pobreza” e que continua acreditando na vitória.
São três amigos meus. E espero que o vencedor faça com que Picuí continue crescendo.

ALAGOA GRANDE
Estive ontem em Alagoa Grande e fiquei surpreso com as 22 placas anunciando as obras que foram, estão sendo ou que vão ser executadas no município. É o prefeito Bôda que continua trabalhado com muita dedicação. Pena que ainda não foi aprovado um terceiro mandato consecutivo. Sobrinho, atual vice-prefeito, é quem está na corrida sucessória com o apoio de Bôda.

JOTA JÚNIOR
O prefeito de Bayeux, jornalista Jota Júnior, foi extremamente feliz ao convidar a ex-prefeito Sara Cabral para ser a vice em sua chapa.

ÁGUA
Entre as cidades de Juarez Távora e Alagoa Grande está sendo construída uma grande caixa d’água, que vai melhorar sobremaneira o abastecimento de várias comunidades, cidades etc. É o Governo do Estado investindo para melhorar a condição de vida dos paraibanos e principalmente desses dois municípios.

Por hoje é só
______________
Gomes Silva – é jornalista formado pela UEPB/CG

Cefet confirma nova data: Lula visita Campina Grande dia 24


A diretoria do Cefet, que confirmou na última sexta-feira o adiamento da visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva, informou que a inauguração da nova unidade em Campina Grande, com a presença de Lula, já tem nova data: o próximo dia 24 (domingo).

Inicialmente, cogitava-se a presença de Lula na Paraíba nesta terça-feira, para inaugurar ainda o trecho final da duplicação da BR 230 que liga João Pessoa a Campina Grande. Hoje, Lula cumpre agenda no Ceará.

Segundo Cícero Nicácio, diretor do Cefet em Campina Grande, os articuladores da vinda de Lula foram os deputados Romero Rodrigues e Enivaldo Ribeiro.

A nova unidade do Cefet foi construída no bairro Dinamérica, com área cedida pela Prefeitura, e com autorização da Câmara Municipal.

da Redação WSCOM Online

Caso FAC: ministro do TSE nega recurso contra perita que auditou cheques


O recurso interposto pelo presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Gilmar Aureliano, contra a perita Ana Lígia Lins Urquiza, do Tribunal de Contas da União (TCU), foi rejeitado nesta segunda-feira pelo ministro Marcelo Ribeiro, do TSE.

Ana Lígia atuou na perícia dos cheques distribuídos pela FAC na campanha eleitoral de 2006.

O ministro Marcelo Ribeiro observou, em sua decisão, que “o agravante não trouxe elementos suficientes para modificar a decisão agravada”.

Segundo o agravo de instrumento da FAC, o conteúdo da perícia foi divulgado pela imprensa antes das partes terem sido intimadas para seu conhecimento, o que por si só já aponta a parcialidade de quem elaborou o laudo.

Para ele, “a alegação de que a perita teria interesse na causa não pode se basear em simples suposição, a partir de impressões que o agravante (Gilmar Aureliano) retira do laudo apresentado, pois deveria ser fundado, tal interesse, em fatos específicos, motivadores da recusa, provados desde o início, ou passíveis de serem provados no decorrer da instrução, o que, á evidência, não ocorre no caso dos autos”.

da Redação (com Lana Caprina)
WSCOM Online

Agora no TRE: prefeito de Catingueira tem registro indeferido


A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por maioria de votos, indeferiu o registro de candidatura do atual prefeito de Catingueira, José Edivan Félix. A decisão saiu no início da noite desta segunda-feira, 18, e o processo teve a relatoria do juiz Carlos Sarmento.

Conforme o processo n. 374/Classe 30, oriundo da 32ª Zona Eleitoral, o prefeito de Catingueira é acusado de gastar no ano de 2005 a importância de R$ 45.964,49 em combustível e merenda escolar sem a devida comprovação.

O voto do relator tem base em levantamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e só recebeu um voto contrário, que foi do também juiz eleitoral João Benedito. Agora, José Edivan Felix tem o prazo três dias para recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Água Branca - Ainda na mesma sessão da Corte Estadual de Justiça desta segunda-feira e também por maioria de votos, o Pleno do TRE-PB decidiu manter o prefeito de Água Branca, Hércules Sidney Firmino, e seu vice, José Nicolau Pereira, nos respectivos cargos.

A Coligação “Muda Água Branca” havia entrado com Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) na 34ª Zona Eleitoral. Os recorrentes foram cassados em 1ª instância por abuso de poder político e econômico, e por captação ilícita de sufrágios, através da compra de votos.

Fernando Patriota
WSCOM Online

Érico apresenta proposta para geração de emprego e destaca realização de parcerias

Da Redação

O candidato a prefeito de Campina Grande, Érico Feitosa (PHS), participou na noite desta segunda-feira (18) de uma série de entrevistas promovidas pela Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), e avaliou que a iniciativa da associação é relevante para a campanha.

- É uma situação impar, pois nós temos a oportunidade de mostrar o que o PHS pensa para Campina Grande e é de fundamental importância para o desenrolar da campanha em 2008 - analisou o candidato.

Érico (foto) disse que as propostas de sua campanha estão voltadas para a geração do emprego e renda no município, ressaltando principalmente a questão do primeiro emprego.

- Poderemos destacar uma atitude contemplada dentro do nosso plano de governo que é a proposta de redução do ISS progressivo como fonte de geração do primeiro emprego, principalmente para o jovem - destacou o empresário.

Outro ponto abordado por Érico foi a atual situação dos camelôs, que ocupam o Centro da cidade e interferem no bom trânsito das pessoas e também no comércio local.

Ele disse que é importante ouvir as propostas da classe, criar espaços próprios para eles e reativar o trabalho de desenvolvimento da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE).

- Esse é um problema que se agrava na cidade. Nossa intenção é conversar com os camelôs, mostrá-los que isso precisa ser mudado e tentar criar um lugar apropriado para eles e dar condições para que não haja essa ocupação do Centro. Uma forma de fazer isso é recuperar o papel da AMDE enquanto agência de desenvolvimento e não apenas de financiamento – concluiu.

Fonte: Paraíba online

Agendas dos candidatos à prefeitura de João Pessoa para esta terça-feira


Com o início da propaganda eleitoral gratuita, a maioria dos candidatos está se voltando para a gravação dos programas que serão veiculados no rádio e na tv. Nesta terça-feira, 19, os candidatos João Gonçalves (PSDB) e Ricardo Coutinho reservam boa parte da agenda política para gravar e avaliar os vídeos que serão exibidos no primeiro programa que vai ao ar nesta quarta-feira, 20.

Francisco Barreto (PTN)
Não divulgou a agenda

João Gonçalves (PSDB)
08h - Corpo a corpo Distrito Mecânico
10h - Corpo a corpo Centro da cidade
14h - Assembléia Legislativa
16h - Corpo a Corpo Porto do Capim
18h - Reunião com equipe de campanha
20h - Gravação para o Guia

José Rodrigues (PHS)
Não divulgou a agenda

Lourdes Sarmento (PCO)
Não divulgou a agenda

Marcos Dias (PSOL)
15h - Reunião com os apoiadores no Bairro do Roger.
Noite - Reunião com os apoiadores no Bairro Jaguaribe.

Ricardo Coutinho (PSB)
06h30 – Atividades de campanha no Viaduto do Cristo Redentor
08h – Reservada para os compromissos administrativos do prefeito de João Pessoa
15h – Gravação do Guia Eleitoral
18h – Entrevista na TV Cabo Branco
19h – Caminhada no Bairro da Torre

Everaldo Ricardo
WSCOM Online

Senado pode investigar ONG que pressiona por julgamento do Caso FAC

O Movimento pela Dignidade e Ética na Política Paraibana, entidade que planeja acampar em Brasília para pressionar o julgamento do Caso FAC (processo que envolve cassação do governador Cássio Cunha Lima), pode sofrer investigação por parte da CPI das ONG’s do Senado Federal. O pedido está sendo encaminhado pelo senador Carlos Dunga (PTB). Ele informou que colheu denúncia de que a ONG teria sido instrumentalizada por grupos políticos adversários apenas para pressionar o TSE.

Para o senador, a entidade tem alardeado na mídia que irá acampar em frente à sede do TSE em Brasília para pressionar os Membros da Alta Corte Eleitoral.

“É um flagrante desrespeito às instituições democráticas que não podem ser constrangidas por pessoas que posam de independentes, mas que estão totalmente atreladas a grupos políticos adversários do atual governo do Estado da Paraíba”.

Ainda segundo o senador o propósito é claro no sentido de um confronto com Tribunais superiores, no caso o TSE.

“Estas pessoas acham que a Corte eleitoral tem que ficar a reboque de interesses partidários, como se a corte não tivesse prazos e etapas a cumprir”, criticou Dunga.

Dunga informou que irá solicitar aos membros da CPI das ONG's que investiguem a época em que foi criada e os propósitos políticos da entidade. Também quer saber se estão sendo utilizados recursos públicos nesta anunciada viagem à Brasília ou financiados por lideranças políticas.

A CPI das ONG's é destinada a apurar a liberação, pelo Governo Federal, de recursos públicos para organizações não governamentais e para organizações da sociedade civil de interesse público – OSCIP's, bem como a utilização, por essas entidades, desses recursos e de outros por elas recebidos do exterior, a partir do ano de 1999 até a data de 8 de novembro de 2007.

Da redação
WSCOM Online

Golpe contra o nepotismo no Rio Grande do Sul

Justiça manda prefeito de Caxias e presidente do Instituto de Previdência demitirem 18 parentes

Helvio Lessa

Rio - O juiz da 4ª Vara Cível de Duque de Caxias, Luiz Alberto Carvalho Alves, determinou ontem a exoneração, em prazo de 24 horas, de 13 parentes do prefeito e candidato à reeleição Washington Reis (PMDB), e de cinco parentes do presidente do Instituto de Previdência de Duque de Caxias (IPMDC), Antônio Batista dos Santos. Segundo a decisão, a nomeação de pelo menos 18 parentes não deixa dúvida quanto à existência do “nefasto nepotismo, que corrompe todos os princípios da administração pública”.

Entre os parentes de Washington Reis, estão a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Daniele Marques Corrêa Reis de Oliveira, e três irmãos do prefeito: Rosenverg Reis de Oliveira, secretário especial, Gutemberg João dos Reis, subsecretário de Obras, e Marcela Greyce Reis de Oliveira de Farias, subsecretária especial. Além deles, figuram na lista dois tios, duas tias, dois primos, uma prima, o sogro e um cunhado do prefeito.

Caso a exoneração não seja cumprida dentro do prazo estabalecido, o juiz determina multa diária de R$ 200 ao agente público. Podendo a pena ser aumentada na “hipótese de não surtir os regulares efeitos”. Ainda segundo o juiz, estão sendo intimados o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e dirigentes de órgão municipais devem encaminhar, no prazo de 15 dias, declaração de existência de cônjuge, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, que exerçam cargos em comissão ou de confiança, sob pena de prática de falsidade ideológica.

Segundo a assessoria da prefeitura, Washington Reis só vai se manifestar após ser comunicado oficialmente da decisão do juiz. O presidente do IPMDC, Antônio Batista Santos não foi encontrado ontem. No entanto, na ocasião em a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva propôs o pedido de liminar pela prática de nepotismo, Antônio alegou que a denúncia era infundada e que teria apenas um sobrinho ocupando cargo comissionado por indicação dele.

Segundo o presidente do IPMDC, outro sobrinho teria sido nomeado pelo prefeito, enquanto a irmã já teria sido exonerada há um ano e a esposa dele teria se desligado em março para concorrer ao cargo vereadora nas eleições. Além disso, um irmão de Antônio não foi indicado, mas teria sido eleito para o cargo de conselheiro tutelar.

PROBLEMAS COM JUSTIÇA E RENÚNCIA

A campanha eleitoral em Duque de Caxias tem sido bastante conturbada. No pouco tempo de campanha, os dois principais candidatos nas pesquisas têm enfrentado problemas para se manterem na disputa. As candidaturas tanto de Washington Reis (PMDB) quanto de José Camilo Zito (PSDB) foram indeferidas, e registros, negados.

Zito também enfrentou problemas com a renúncia do candidato a vice Laury Vilar, quinta-feira, depois da divulgação, na coluna ‘Informe do Dia’, de que o TCE o condenou a devolver R$ 100 mil que teriam sido recebidos a mais quando ocupava o cargo de vereador. Domingo uma plenária da coligação Trabalho e Respeito deve oficializar o nome de Andréia Zito como vice na chapa.

Fonte: O Dia