quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Veneziano: "Nada substitui esse carinho de vocês"


Fonte: Paraibaonline
Foto: Ascom

O prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB), candidato à reeleição pela Coligação Amor Sincero Por Campina, dedicou o comício da noite desta quarta-feira (20), realizado na Rua Venezuela, no bairro do Tambor, ao carinho que a população de Campina Grande tem demonstrado com ele ao longo desta campanha. Durante o comício, foram várias manifestações em favor de Veneziano, fato que chamou a sua atenção.

Veneziano iniciou o discurso citando ações realizadas em benefício dos moradores da área, ao longo dos últimos três anos e meio. Em vários pontos do discurso Veneziano foi interrompido, aos gritos de "pé no chão, pé no chão, e Vené no coração"; ou "dá-lhe Vené, dá-lhe Vené, olê, olê, olê". Em dado momento, Veneziano não se conteve: "não tem cuscuz com ovo que seja mais energizante para mim do que isso. Nada substitui esse carinho de vocês". Para depois completar: "e olha de cuscuz com ovo eu entendo muito bem".

O comício teve a participação de vários dos candidatos a vereador das coligações que apóiam Veneziano. Todos ressaltaram a importância de que Campina eleja uma bancada que apóie as ações do prefeito Veneziano nos próximos quatro anos, como forma de colocar em prática projetos e iniciativas que não puderam ser concretizadas neste primeiro mandato.

Ao final do comício, Veneziano lembrou do grande evento programado para a tarde desta sexta-feira (22) no centro de Campina Grande, a passeata 'Avançando com Vené', cuja concentração está marcada para as 15h, no Parque do Povo. "Vamos todos participar desta grande ação de campanha, mostrar que Campina Grande quer continuar crescendo e que não quer voltar ao passado", afirmou o prefeito.

Pesquisas influenciam o eleitor, diz cientista política


Fonte: minhanoticia.ig.com.br

Em entrevista dada ao jornalista Auni Malat, Clara Versiani dos Anjos Prado, que é historiadora, cientista política e professora universitária, fala sobre vários assuntos relacionados às eleições de 2008. Políticos com ficha suja, pesquisas ibope e as mudanças em campanhas eleitorais são assuntos desta entrevista.

Porque as pessoas votam nos candidatos que "aprontaram" no passado?

Não necessariamente candidatos que "aprontaram" no passado conseguirão se reeleger. Aliás, é às vezes comum, que muitos não se reelejam. No entanto, há alguns com um histórico de ações contra a coisa pública, de corrupção, inclusive respondendo a processos, que mesmo assim mantêm um grupo de fiéis eleitores.

As pesquisas influenciam as pessoas na hora de escolher o candidato?

As pesquisa influenciam, principalmente aqueles para os cargos executivos. Há uma certa cultura também, relativamente disseminada, de que é preciso não "desperdiçar o voto", ou seja, votar só em tem chance de ganhar. É a força da "opinião pública" e das tendências que naquele momento parecem majoritárias que tanta influência têm nas
sociedades de massa.

Este ano houve varias mudanças referente as campanhas eleitorais, você aprova?

Com relação a mudanças nas campanhas eleitorais, em princípio, elas são bastante interessantes já que buscam dar maior transparência ao processo eleitoral no que se refere à captação de recursos, bem como inibe o abuso do poder econômico, manifesto através da distribuição de brindes, realização de showmícios etc proibidos pela lei. A questão é saber se haverá fiscalização e punição nos casos em que de fato venha a se comprovar ilegalidade.