segunda-feira, 15 de março de 2010

Coluna de Giovanni Meireles



Democrata e cassista com Maranhão
A foto ao lado, mostrando o prefeito democrata do município de Sapé, João da Utilar, tendo o braço levantado durante discurso proferido pelo governador José Maranhão (PMDB), em evento realizado na cidade de Cruz do Espírito Santo, na noite de sexta-feira passada, não deixa dúvidas: ele aderiu mesmo ao esquema do Governo, abandonando o senador Efraim Morais (DEM) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Prefeito ligado aos tucanos

João da Utilar é bastante ligado política e administrativamente ao deputado estadual Ruy Carneiro e ao senador Cícero Lucena (ambos tucanos). Resta saber se os dois foram comunicados previamente do encontro dele com Maranhão, ou se tudo não passou de mera coincidência.

Festa de emancipação

O governador José Maranhão esteve no palanque para participar da festa organizada em comemoração aos 104 anos de emancipação política do município de Cruz do Espírito Santo, a convite do prefeito anfitrião, Rafaelito Fernandes.

Lideranças políticas reunidas

O evento aconteceu na Praça dos Três Poderes, prestigiado pelo deputado federal Wilson Santiago e pelos deputados estaduais Trócolli Júnior e Expedito Pereira (todos do PMDB), além de lideranças políticas da região, como Inês Cunha (proprietária da Bella Casa Recepções, localizada no bairro do Bessa, em João Pessoa).

Eleição do novo desembargador

Odon Bezerra, presidente da seccional paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil, está concluindo os preparativos para a eleição do representante do Quinto Constitucional que preencherá a vaga deixada em aberto pelo ex-desembargador Marcos Antônio Souto Maior, que foi aposentado do cargo que ocupava no Tribunal de Justiça, desde o ano passado.

Urnas na Capital e no interior

A votação será realizada no próximo dia 7 de abril, em secções instaladas no ginásio de esportes do colégio Lyceu Paraibano, em João Pessoa e nas cidades de Guarabira, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha (com urnas funcionando nas subsecções locais da OAB-PB).

Listas sêxtupla e tríplice

Existem 13 candidatos inscritos para a disputa da vaga, mas houve duas impugnações e uma desistência, devendo os seis advogados mais votados, serem homologados como integrantes da Lista Sêxtupla logo no começo da semana imediatamente seguinte à eleição, pelo Conselho Superior da Ordem.

Palavra final é do governador

Depois disso, a Lista Sêxtupla será encaminhada por Odon Bezerra ao Tribunal de Justiça, para que o Pleno do TJ escolha a Lista Tríplice que será enviada ao governador José Maranhão (PMDB), para que ele faça a nomeação do futuro desembargador.

Beijinha descarta ação contra Ricardo

O ex-deputado federal Benjamin Maranhão Gomes Neto (na foto ao lado) descartou nesta sexta-feira, a possibilidade de entrar na Justiça Eleitoral com representações contra o prefeito municipal de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). Beijinha é presidente do diretório do PMDB em João Pessoa e pré-candidato a um novo mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

“Encontrão” foi pré-campanha

Ele se refere – especificamente – a dois eventos político-partidários envolvendo a figura do prefeito da Capital. O primeiro deles já aconteceu, no dia 1º deste mês, no Tropical Hotel Tambaú, quando houve o chamado “Encontrão das Oposições”.

Crime na passagem de cargo

O outro episódio ainda está por ocorrer. É a programada passagem de cargo de Ricardo Coutinho para o vice-prefeito dele, Luciano Agra (PSB), que deverá acontecer no próximo dia 31 deste mês, no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa e também em praça pública (provavelmente no repaginado Ponto de Cem Réis).

Investigação na Justiça Eleitoral

Beijinha quer que a Justiça Eleitoral investigue quem está bancando os custos operacionais de tais eventos, que não podem ser pagos pelos cofres públicos, mas que constituem – segundo ele – crime de pré-campanha, ou seja, conduta vedada no período chamado de micro-campanha.

PMDB não aciona advogados

Mesmo assim, Benjamin não vai constituir nenhum advogado para representar judicialmente contra a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ele vai aguardar que o Ministério Público Eleitoral tome providências por conta própria, ou seja, que resolva agir de ofício, por conta própria, já que o PMDB não vai prestar queixa ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Sexta-Feira Santa impede festa

É bom lembrar que o prazo final para haver a desincompatibilização de Ricardo acaba no dia 02 de abril (Sexta-Feira da Paixão), o que inviabiliza qualquer tipo de evento político-partidário, numa data considerada Dia Santo de Guarda. A festa pública – se houver mesmo – terá que ser realizada antes, até o dia 31 de março, na quarta-feira imediatamente anterior.

Consult repete pesquisas internas

A respeito das recentes pesquisas eleitorais divulgadas pelo Instituto Consult, acerca da corrida sucessória para o Palácio da Redenção, o ex-deputado federal disse que não se surpreendeu com os números revelados, porque eles coincidem com percentuais semelhantes obtidos em pesquisas internas feitas pelo seu próprio partido.

Maranhão sobe, Ricardo desce

Beijinha me disse que os pontos referentes ao governador José Maranhão (PMDB), esta semana, representam um crescimento das intenções de votos no tio dele, tomando-se por base de comparação as pesquisas internas feitas pelo partido um ano atrás. Mesmo cauteloso, evitando maiores comentários, ele permitiu-se formular a seguinte frase:

– Há um ano, Ricardo Coutinho estava bem mais à frente do então senador José Maranhão, que cresceu bastante e hoje coloca muitos pontos na dianteira do pré-candidato socialista.

Fonte: PBagora.com.br