domingo, 23 de maio de 2010

Vereador solicita restauração da Estação Ferroviária de CG



Numa votação sem muita discussão, a Câmara de Vereadores aprovou requerimento do vereador Fernando Carvalho (PMDB), em que ele solicita à Campanha Ferroviária do Nordeste - CFN, a restauração da Estação Ferroviária de Campina Grande, localizada no bairro do Centenário, que está completamente abandonada, servindo de abrigo para marginais e usuários de drogas.

A Estação Nova, conforme o edil, foi inaugurada em fevereiro de 1961. O prédio foi construído inspirado em uma embarcação típica do Rio São Francisco, como se pode comprovar no seu formato. Tem uma pintura em sua fachada logo no portão de entrada. Há no rol principal peças antigas resgatadas de outras estações. Há uma placa de mármore comemorativa dos cinqüenta anos de chegada do trem a Campina Grande. Dentre as peças, podemos destacar ainda uma balança inglesa de 1904, um cofre do início do século XX; um carrinho de trilho dos anos 50, dentre pás e outros pequenos objetos ferroviários.

Na parte externa, mais precisamente no complexo ferroviário, existem dois antigos armazéns, sendo que um deles está completamente abandonado em ruínas, e o outro está de pé, servindo de galpão para peças da estação. Em termos gerais o complexo da estação está entre ruim e bom estado de conservação.

“Infelizmente a decadência das ferrovias em todo Brasil afetou tanto fisicamente quanto financeiramente esta categoria”, avaliou Carvalho

Ao finalizar sua justificativa, Carvalho afirmou: “Solicitamos a restauração daquela obra e uma melhor conservação para que aquela obra tão bela, não permaneça abandonada”.

Ascom