quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quarenta senadores já assinaram PEC que prevê exigência de diploma


O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) já conseguiu coletar 40 assinaturas de apoio à apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige diploma de curso superior de Comunicação Social para o exercício da profissão de jornalista. Para a apresentação da PEC são necessárias 27 assinaturas.

Segundo a proposta, o exercício da profissão de jornalista será privativo de portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, acrescenta um parágrafo único, que torna facultativa a exigência do diploma para colaboradores.

Consultado pela Agência Brasil, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Maurício Corrêa afirmou “ser possível tornar obrigatória a exigência do diploma por meio de emenda constitucional”. Mas Corrêa chamou a atenção para o risco de a iniciativa ser interpretada como repreensão à decisão do STF, na semana passada, que dispensou o diploma para o exercício profissional de jornalista.

O senador Antonio Carlos Valadares solicitará também que o Senado realize audiências públicas na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), com representantes de associações e federações de jornalistas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de estudantes e jornalistas. Segundo ele, o objetivo dessas audiências será o de aperfeiçoar o texto da PEC.

Agência Brasil

Ricardo Coutinho diz estar habilitado para administrar a Paraíba


“Se ele está habilitado para administrar um município deve estar também habilitado para administrar um Estado”, o atestado foi do advogado Gilvan Freire, que apesar do reconhecimento trocou o seu apoio a Ricardo Coutinho (PSB) pelo do candidato do PMDB, José Maranhão, mas isso não incomodou o prefeito pessoense que tem trabalhado pelo interior do Estado e com alguns partidos a construção de sua candidatura.

Em entrevista concedida na abertura do São João de João Pessoa, o prefeito Ricardo Coutinho disse que tem mostrado aos simpatizantes de sua candidatura e aliados a necessidade de construir um projeto de desenvolvimento para Paraíba e que vem aliado isso a prática.

“Isso é muito importante para o PSB. Na verdade isso é o mais difícil na política essa construção de aliança, mas eu acho que a nossa experiência em João Pessoa tem despertado muito interesse no Estado por conta disso. Nesses vinte anos de política da minha eu considero a mais importante ter assumido a administração de João Pessoa”.

O prefeito disse ainda que toda essa sua experiência em termo de gestão pose ser muito bem repassado ao Estado e citou várias ações empreendidas na Capital que deram certos e que são importantes para a população paraibana.

Fonte: Paraibaonline

Gilvan Freire fala da inafetividade de Ricardo e de sua ida ao PMDB


O ex-deputado estadual Gilvan Freire (ex-PTB/foto) disse em entrevista concedida nesta quarta-feira (24) a uma emissora local de João Pessoa que em relação à aptidão política do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), não mudou de opinião e sabe que se ele está habilitado para administrar um município também está para administrar um Estado. No entanto, o advogado deixou de apoiar Ricardo para seguir junto ao candidato do PMDB à reeleição, José Maranhão.

“A minha preferência não vai para ele porque estou indo para um partido onde irei viabilizar minha eleição. Assim como Ricardo tem o direito de viabilizar a dele, eu também tenho o direito de viabilizar a minha”, disse.
Segundo ele, a sua volta ao PMDB é saudável por ter uma relação muito forte com o partido. Ele disse ter trânsito livre tanto com as correntes do partido como com as lideranças quanto na geopolítica do Estado em áreas peemedebistas onde vota na sigla, a exemplo do Vale do Sabugi.

Leia o restante da matéria...