quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quarenta senadores já assinaram PEC que prevê exigência de diploma


O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) já conseguiu coletar 40 assinaturas de apoio à apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige diploma de curso superior de Comunicação Social para o exercício da profissão de jornalista. Para a apresentação da PEC são necessárias 27 assinaturas.

Segundo a proposta, o exercício da profissão de jornalista será privativo de portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, acrescenta um parágrafo único, que torna facultativa a exigência do diploma para colaboradores.

Consultado pela Agência Brasil, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Maurício Corrêa afirmou “ser possível tornar obrigatória a exigência do diploma por meio de emenda constitucional”. Mas Corrêa chamou a atenção para o risco de a iniciativa ser interpretada como repreensão à decisão do STF, na semana passada, que dispensou o diploma para o exercício profissional de jornalista.

O senador Antonio Carlos Valadares solicitará também que o Senado realize audiências públicas na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), com representantes de associações e federações de jornalistas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de estudantes e jornalistas. Segundo ele, o objetivo dessas audiências será o de aperfeiçoar o texto da PEC.

Agência Brasil

Ricardo Coutinho diz estar habilitado para administrar a Paraíba


“Se ele está habilitado para administrar um município deve estar também habilitado para administrar um Estado”, o atestado foi do advogado Gilvan Freire, que apesar do reconhecimento trocou o seu apoio a Ricardo Coutinho (PSB) pelo do candidato do PMDB, José Maranhão, mas isso não incomodou o prefeito pessoense que tem trabalhado pelo interior do Estado e com alguns partidos a construção de sua candidatura.

Em entrevista concedida na abertura do São João de João Pessoa, o prefeito Ricardo Coutinho disse que tem mostrado aos simpatizantes de sua candidatura e aliados a necessidade de construir um projeto de desenvolvimento para Paraíba e que vem aliado isso a prática.

“Isso é muito importante para o PSB. Na verdade isso é o mais difícil na política essa construção de aliança, mas eu acho que a nossa experiência em João Pessoa tem despertado muito interesse no Estado por conta disso. Nesses vinte anos de política da minha eu considero a mais importante ter assumido a administração de João Pessoa”.

O prefeito disse ainda que toda essa sua experiência em termo de gestão pose ser muito bem repassado ao Estado e citou várias ações empreendidas na Capital que deram certos e que são importantes para a população paraibana.

Fonte: Paraibaonline

Gilvan Freire fala da inafetividade de Ricardo e de sua ida ao PMDB


O ex-deputado estadual Gilvan Freire (ex-PTB/foto) disse em entrevista concedida nesta quarta-feira (24) a uma emissora local de João Pessoa que em relação à aptidão política do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), não mudou de opinião e sabe que se ele está habilitado para administrar um município também está para administrar um Estado. No entanto, o advogado deixou de apoiar Ricardo para seguir junto ao candidato do PMDB à reeleição, José Maranhão.

“A minha preferência não vai para ele porque estou indo para um partido onde irei viabilizar minha eleição. Assim como Ricardo tem o direito de viabilizar a dele, eu também tenho o direito de viabilizar a minha”, disse.
Segundo ele, a sua volta ao PMDB é saudável por ter uma relação muito forte com o partido. Ele disse ter trânsito livre tanto com as correntes do partido como com as lideranças quanto na geopolítica do Estado em áreas peemedebistas onde vota na sigla, a exemplo do Vale do Sabugi.

Leia o restante da matéria...

terça-feira, 23 de junho de 2009

Veneziano foi recebido com “muita festa” em Patos


O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego “foi recebido com muita festa” na noite desta segunda-feira (22) e madrugada de terça (23) no Terreiro do Forró, onde a Prefeitura de Patos realiza a sua festa de São João.

Ao lado do prefeito patoense Nabor Wanderley; do presidente da Câmara Municipal de Patos, vereador Marcos Eduardo; de auxiliares da PMCG e de autoridades e políticos da região, Veneziano percorreu todo o Terreiro do Forró, cabines de imprensa e camarotes.

De Campina Grande, no Ônibus do Forró, também seguiu uma verdadeira caravana de divulgadores do Maior São João do Mundo.

Veneziano concedeu entrevistas às emissoras que transmitiam ‘ao vivo’ o evento patoense e visitou os camarotes da Câmara, da Prefeitura e de várias outras pessoas.

O prefeito campinense chegou ao Terreiro do Forró por volta das 21h e ficou até 1h da manhã desta terça-feira (23). Durante este tempo, foram vários contatos mantidos com comerciantes, pessoas que atuam na organização e na segurança do evento e o povo em geral.

“Eu sou assim, acostumado a estar sempre em contato com o povo”, afirmou Veneziano, em entrevista às emissoras de rádio de Patos e região, durante a visita.

O prefeito campinense estava acompanhado também de vários auxiliares, a exemplo dos secretários Alex Azevedo, de Desenvolvimento Econômico; Alexandre Almeida, de Obras e Serviços Urbanos; Gilson Lira, executivo; além do coordenador de Comunicação da PMCG, Carlos Magno.

Após ser cumprimentado por várias pessoas no Terreiro do Forró, Veneziano parabenizou o prefeito Nabor pela estrutura do São João de Patos e destacou itens como organização e segurança.

“Estou bastante lisonjeado com o carinho que recebi aqui, do povo patoense. Fiquei muito bem impressionando com a organização e o profissionalismo com que a prefeitura de Patos faz o seu São João”, comentou o prefeito.

Fonte: Paraibaonline com Codecom/CG

terça-feira, 16 de junho de 2009

A polêmica do estacionamento continua


A polêmica em torno do estacionamento privado, localizado no centro de Campina Grande, ainda vai causar muita dor de cabeça. O local, antes ocupado por ambulantes, serve como meio de faturamento do ex-vereador Aloísio Calado. O terreno foi desocupado pela Prefeitura a mando do Ministério Público. Só que, quando todo mundo malhava a Prefeitura (leia-se o prefeito Veneziano Vital), eis que "Calado" falou à Imprensa (TV Correio da Paraíba) e mostrou farta documentação, mostrando que o terreno é seu.

Concordo plenamente com o ponto de vista do jornalista Marcos Marinho, hoje, na Rádio Correio FM. Como é que o Ministério Público mandou a Prefeitura desocupar uma área que não era sua? Sei não, mas acho que o amigo Vené está sendo pessimamente assessorado pela equipe jurídica, caso o "Calado" esteja com a razão.

Cabe, sim, Marcos Marinho, uma explicação de quem de direito por parte da Prefeitura de Campina.Enquanto isto, os ambulantes tirados do terreno estão à espera de um outro local onde possam trabalhar dignamente.

Câmara discute Meio Ambiente em Sessão Especial


A Câmara Municipal de Campina Grande realizou sessão especial para discutir a necessidade do Código Municipal de Meio Ambiente, atendendo ao requerimento de autoria do vereador Fernando Carvalho, líder do Governo Municipal

Presentes
Entre os presentes estavam o dr. Eulâmpio, curador do Meio Ambiente, Alana Carvalho, coordenadora municipal do Meio Ambiente, o ecologista Roberto Almeida, presidente da Associação de Proteção ao Meio Ambiente; Afonso Cartaxo, diretor-técnico da Emater-PB; presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior – OMEBE/Conselho Estadual, pastor Clélio Cabral de Melo, professores universitários entre outros.

Abertura
O vereador Fernando Carvalho, autor do requerimento da sessão especial, foi o primeiro a falar, seguido de Alana Carvalho, Dr. Eulâmpio, Afonso Cartaxo e Roberto Almeida, antes da manifestação dos vereadores, que estiverem em grande número, o que surpreendeu a muitos que foram convidados, já que em outras sessões especiais, o número foi aquém do esperado.

Carvalho
Conforme já havia citado em seu requerimento, o vereador Fernando Carvalho afirmou que a situação do meio ambiente no globo é desafia a todos a lutarem pela preservação dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos.

Carvalho II
De acordo com o edil peemedebista, “a necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.

Daí a necessidade de se discutir o Código do Meio Ambiente proposto pelo Executivo Municipal.

Lula jornalista(?)
Isso é uma brincadeira ou é algo verídico? Lula vai ser colunista... É a notícia que vem de Brasília

Ele tem razão de sobra. Afinal, o país está cada vez mais desmoralizado depois de que o próprio Lula assumiu a presidência da República. As questões morais e éticas foram "amassadas" e jogadas na caixa do lixo.

É a sobra de um governo que é sustentado pela bolas da vida!