quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pesquisas influenciam o eleitor, diz cientista política


Fonte: minhanoticia.ig.com.br

Em entrevista dada ao jornalista Auni Malat, Clara Versiani dos Anjos Prado, que é historiadora, cientista política e professora universitária, fala sobre vários assuntos relacionados às eleições de 2008. Políticos com ficha suja, pesquisas ibope e as mudanças em campanhas eleitorais são assuntos desta entrevista.

Porque as pessoas votam nos candidatos que "aprontaram" no passado?

Não necessariamente candidatos que "aprontaram" no passado conseguirão se reeleger. Aliás, é às vezes comum, que muitos não se reelejam. No entanto, há alguns com um histórico de ações contra a coisa pública, de corrupção, inclusive respondendo a processos, que mesmo assim mantêm um grupo de fiéis eleitores.

As pesquisas influenciam as pessoas na hora de escolher o candidato?

As pesquisa influenciam, principalmente aqueles para os cargos executivos. Há uma certa cultura também, relativamente disseminada, de que é preciso não "desperdiçar o voto", ou seja, votar só em tem chance de ganhar. É a força da "opinião pública" e das tendências que naquele momento parecem majoritárias que tanta influência têm nas
sociedades de massa.

Este ano houve varias mudanças referente as campanhas eleitorais, você aprova?

Com relação a mudanças nas campanhas eleitorais, em princípio, elas são bastante interessantes já que buscam dar maior transparência ao processo eleitoral no que se refere à captação de recursos, bem como inibe o abuso do poder econômico, manifesto através da distribuição de brindes, realização de showmícios etc proibidos pela lei. A questão é saber se haverá fiscalização e punição nos casos em que de fato venha a se comprovar ilegalidade.

Nenhum comentário: