terça-feira, 21 de outubro de 2008

Assessores de Rômulo desrespeitam jornalistas do Sistema Correio durante debate do último domingo

Debate só aconteceu graças a intervenção do Ministério Público, através do promotor Herbert Targino

Fonte: Rede de Notícias

A Coligação Amor Sincero Por Campina, que tem como candidato à reeleição o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) lamentou nesta segunda-feira (20) a postura dos assessores e advogados da coligação do PSDB em maltratar os funcionários da TV Correio, durante o debate ocorrido na noite deste domingo (19). A coligação de Veneziano se solidarizou com os jornalistas e com os funcionários do Sistema Correio em Campina Grande. Segundo a coordenação do debate, os assessores e advogados da coligação do PSDB foram "agressivos com as palavras usadas".

Durante o debate, os funcionários foram chamados de "otários" pelos assessores. Um deles chegou a dizer diretamente aos funcionários: "vocês são uns otários", desrespeitando-os. Os advogados da coligação do PSDB também perderam a compostura e usaram de palavras de baixo calão para criticar a emissora. Foi no início de um dos blocos do debate, quando uma vinheta de abertura enganchou no ar, ficando frisada no vídeo por cerca de cinco segundos. "Manda jogar essa b... desses equipamentos no lixo", afirmou um dos advogados, de forma desrespeitosa.

De acordo com a coordenação do debate, o candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rego, concordou com todas as regras apresentadas. "Eu debato com o adversário em qualquer lugar, a qualquer hora", afirmou Veneziano, momentos antes do programa. Porém, a mesma postura não foi verificada pelo candidato tucano. A coordenação afirmou que o programa só foi realizado após várias exigências da coligação do PSDB terem sido cumpridas.

Primeiro, os tucanos exigiram que o debate fosse feito em Campina Grande, fazendo com que a TV transferisse da capital para Campina, de última hora, estúdios, equipamentos, equipes técnica e de jornalismo. Depois, foi exigida a presença de representantes da OAB e das associações paraibana e campinense de imprensa, no que a coligação também foi prontamente atendida.

No sábado, véspera do debate, mesmo após a homologação por parte Justiça Eleitoral, com tudo já acertado, a coligação tucana apareceu com mais quatro exigências: a troca do mediador e mudanças em três das regras gerais do debate, o que não era mais possível, devido à homologação do debate já ter sido feita pela justiça, com a anuência das duas coligações.

A coordenação do programa informou que o debate só ocorreu graças ao trabalho de convencimento feito pelo Ministério Público, através do promotor Herbert Targino.

Nenhum comentário: